domingo, 29 de janeiro de 2012

Criando abundância de carícias

Você já notou que existem determinadas pessoas que criam ao seu redor um ambiente de muita vida? Conviver com elas é uma dádiva!

Sem dúvida, existem muitos aspectos em cada uma delas, tais como: cultura, experiência de vida, beleza, simpatias, etc... que a qualificam.

Mas, o mais importante é que essas pessoas desenvolveram a "mística" de criar um ambiente com abundância de carícias. São pessoas que se sentem extremamente à vontade para dar carícias aos outros (observe como alguns homens, às vezes, elogia a beleza de uma mulher de maneira tal que resulta claro que eles não têm nenhum interesse particular nela, e sim admiração).

São pessoas que olham direta e suavemente nos olhos dos outros, que sabem se aproximar, mas também sabem até quando devem aproximar-se para não "invadirem" a pessoa.

São pessoas que dão carícias voluntariamente! Portanto, tornam-se menos susceptíveis aos mecanismos de extorsão de carícias. Sabem que é bom dar carícias só por dá-las... pois não necessitam salvar os outros. Não fazem a tarefa alheia; dividem responsabilidades, e não fazem coisas contra a vontade própria só para serem agradáveis.

Agora vejamos o outro lado da abundância de carícias.

Há pessoas que andam, sempre, plenas de carícias, porque aceitam recebê-las dos outros. Sabem que, quando alguém as elogia o faz porque tem bom gosto e perspicácia.

Essas pessoas aceitam o afeto dos outros... e se nutrem, e se sentem tranquilas.

Assim como sabem rejeitar as carícias de que não necessitam ou não convém receber.

Elas percebem quando estão com a "bateria" carregada e sabem que, a partir daí, alguns momentos de isolamento podem ser bons para não terem de recusar algumas carícias das quais não gostam.

Todos nós podemos ser criadores de ambiente abundantes de carícias!


"A Carícia Essencial" - Uma psicologia do Afeto
Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário